Agende e consulte com especialistas mais próximos de você

Artigos

Rinoplastia Uma cirurgia que deve ser estruturada como um projeto arquitetônico

A rinoplastia é um procedimento de grande importância na cirurgia plástica pela posição central do nariz na face e pela importância funcional do mesmo , além de ser uma área que não se esconde , encontrando se no meio do rosto. A busca para uma  harmonia  dorso ponta e raiz nasal bem estruturados a longo prazo ainda é um desafio para qualquer cirurgião plastico sendo uma das cirurgias  que mais exige  habilidade e experiência dos mesmos.

Cada dia que passa as queixas nos consultórios  aumentam , assim como os procedimentos o que pode ser atribuído graças   aos avanços das técnicas com menor efeito lesivo e consequente diminuição do  tempo de recuperação . Sem falar no índice recorde de satisfação por parte dos pacientes nesses procedimentos.
Toda evolução técnica no sentido de melhorar os resultados deve ser incentivada e acompanhada pelos cirurgiões. A rinoplastia aberta estruturada ( open rhinoplasty )  tem se tornado a  técnica de escolha de diversos autores . Independente  da via de acesso, os enxertos são ferramentas essenciais para estruturação nasal e isso é ponto pacifico mesmo para os que defendem a antiga técnica fechada.

 O que são enxertos ? São pequeninos pedacinhos de cartilagens e ou osso como "tijolinhos" que lançamos mão pra mudar , construir , estruturar e reforçar essa parte complexa anatômica facial chamada nariz  . Estes enxertos são retirados principalmente do próprio septo nasal , orelhas e costelas.

 


Sempre comparo a cirurgia plástica nasal como se um marceneiro construísse  uma porta com "madeira verde" , ou seja ,  hoje ela pode fechar bem e estar bem articulada porém amanhã não mais.

 Não podemos afirmar com certeza se não haverá modificação nesse nariz durante o processo de cicatrizacao e também as possíveis mudança de lugar e reabsorção dos enxertos mas de qualquer forma eles são nossa segurança pra minimizar tais efeitos indesejáveis.

Existe também outras formas de se usar os enxertos podendo ser picados , envelopados ou não ou simplesmente em filetes como gravetos enrolados e "amarrados " pelas pontas com fios de sutura cirúrgica.
Os enxertos em forma de filetes, com dimensão longitudinal dominante, tornam-se mais objetivos no preenchimento da raiz e do dorso nasal. São capazes de definir o dorso, como uma consequência natural da sua forma, mas se fazem praticamente imperceptíveis à palpação por serem finamente particulados, flexíveis, sem memória ou força elástica que vença a fibrose e a pressão do revestimento cutâneo ao seu redor.

 Acredita se também que sofra menos absorção ou perda em relação ao enxerto picado, por preservar mais unidades de condrócitos com matriz cartilaginosa íntegra ao, ou seja como vocês podem ver o tempo todo na cirurgia do nariz falamos em estrutura , sustentação , reforço e preenchimento levando nos a pensar numa construção de uma casa um edifício , reportando nos a termos da engenharia estrutural e arquitetura que analogicamenfe podemos comparar com  alicerces , vigas , colunas , cintas etc !!

Realmente existem uma gama de técnicas pra se melhorar esteticamente e funcionalmente  um nariz , hoje em dia cada vez mais tudo fica mais minucioso e delicado como se o cirurgião plástico fosse  um ourives  trabalhando as pequenas peças como  uma joia . Alem da estrutura , também existe a fase de acabamento como nas obras e construções , onde os designers de interiores e arquitetos mais antenados ,  não só vislumbram a beleza e questão ornamental por si só ,  quanto a funcionalidade e desempenho de todo material e objetos usados nessa "decoração" . Da mesma forma  assim também pensamos nós cirurgiões plásticos.

Sempre discuto e colho informações sobre harmonia facial e nariz e suas relações com meu amigo e excelente profissional o cirurgião buco maxilo Dr Wissem Khalil que também defende o uso de enxertos numa melhor previsibilidade dos resultados a longo prazo.
Acredito que a rinoplastia é mais ou menos isso podendo ser vista analogicamente a uma obra arquitetônica  e quando observada por essa óptica moderna contemporânea e com diagnósticos prévios precisos podem trazer resultados muito interessantes , muita harmonia facial e mais beleza,  pois afinal o nariz querendo ou não é o "centro do universo da face ".

 

Um nariz belo é aquele que não só  impressiona os observadores pelas linhas estéticas   mas que sobretudo respiram bem.


Afinal essa é a sua principal função.
 
Olyntho Gonçalves Neto  é Cirurgião Plástico, Membro Efetivo da Associação dos Ex Alunos do Prof. Ivo Pitanguy- AEXPi, Membro Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e Pós Graduado em Cirurgia Plástica pela Pontifícia Universidade Católica PUC- RJ.

https://www.midianews.com.br/opiniao/rinoplastia/394944fonte *midianewa


© Copyright 2011
Todos os direitos reservados

 

Fale Conosco

E-mail
meuguiadesaude@gmail.com

Telefones
(65)  98409-0021



Redes Sociais