Agende e consulte com especialistas mais próximos de você

Da Redação

CHAPADA DOS GUIMARÃES E SEUS ENCANTOS

CHAPADA DOS GUIMARÃES E SEUS ENCANTOS
O avanço do turismo ecológico em uma paisagem de tirar o fôlego
Mato Grosso é um estado privilegiado pela infinidade de destinos possíveis em meio à natureza, apreciados por pessoas de todas as idades.  Entre as maravilhas disponíveis está Chapada dos Guimarães, distante 67 km de Cuiabá, dona de um relevo ímpar, com formação rochosa, que dão origem 46 sítios arqueológicos, dois sítios paleontológicos, 59 nascentes, 487 cachoeiras, 3.300 km² de Parque Nacional, 2.518 km² de Área de Proteção Ambiental, duas reservas estaduais, dois Parques Municipais, duas Estradas Parque, 157 km de paredões, 42 imóveis tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Os dados são do Ecobooking e demonstram o porquê de boa parte do turismo da cidade ser fomentado por visitantes de Cuiabá. 
Embora atraia pessoas de várias idades, os jovens estão entre os que mais procuram diversão diferenciada e saudável. “Nada melhor do que um bom banho de cachoeira para lavar a alma e começar a semana cheia de boas energias”, comenta a empresária Mayra Prado, 25, que vê em Chapada dos Guimarães o local ideal para garantir momentos de tranquilidade, sem abrir mão da presença dos amigos. 
Para ela, programas como fazer trilhas por cachoeiras e cavernas possibilitam uma conexão com a natureza. “A paz interior que a natureza nos proporciona, permite ver o mundo de outra forma. Sinto que estou mais próxima de Deus, de coisas boas, sinto-me renovada e cheia de energia positiva”.
Nos finais de semana que vai para Chapada, Mayra não abre mãos do banho de cachoeira, mas não se limita as rotas tradicionais. “Existem várias cachoeiras secretas, que encontramos quando desbravamos todo o potencial natural desse lugar tão perto da gente. Têm ainda diversos passeios bacanas para fazer, como o caminho das cavernas, Cidade de Pedras, trilha das cachoeiras, Parque Nacional e o Altos do Céu, que tem um dos por do sol mais lindos que conheço”.
Para quem não conhece as opções oferecidas, uma saída é a contratação de guias turísticos, que é obrigatória, dependendo do roteiro escolhido. Formados em Biologia, Domingos Peres Neto, 29, deixou a profissão de professor para se dedicar ao ofício de guia em Chapada dos Guimarães e Nobres. 
Ele cita que são inúmeras as possibilidades de passeio em Chapada, sendo que alguns deles o acompanhamento do guia turístico é uma exigência. Aponta que a pessoa habilitada conhece os roteiros, a história e evita transtornos, como se perder em meio a uma trilha, por exemplo. 
Os pontos tradicionais e abertos ao público, com ou sem apoio de um profissional, são o Véu de Noiva, Cachoeirinha, Cachoeira dos Namorados, da Martinha, da Geladeira, do Marimbondo, Mirante, Mirante Altos do Céu, onde há uma cobrança de taxa por pessoa, entre outros destinos. Já os passeios guiados incluem o Caminho das Águas, Caminho das Cavernas, trilha no Morro de São Jerônimo, Vale do Rio Claro e Cidade de Pedra. Cada passeio demora um dia. 
O Caminho das Águas inclui 9 quilômetros de caminhada, com visita em sete cachoeiras e à Casa de Pedras, enquanto o Caminho das Cavernas permite o contato e conhecimento com pontos importantes, como a Caverna Aroe Jarí, a maior gruta de arenito do Brasil e ainda a Gruta Lagoa Azul, com águas cristalinas e visão inigualável.
A trilha do Morro de São Jerônimo exige um pouco mais de preparo, por ser um passeio com subida em meio à floresta. O Vale do Rio Claro é um roteiro mais offroad, com visita ao Mirante da Crista do Galo e flutuação nas águas do Rio Claro. Para fechar, o cenário mais impressionante de Chapada dos Guimarães: a Cidade de Pedra, que são rochas em ruínas, com mirantes a beira dos canyons. 
Domingos destaca que os interessados em participar dos passeios naturais devem escolher roupas confortáveis, tênis que já sejam usados habitualmente, boné, protetor solar e uma mochila pequena com água, frutas, barras de cereais, lanches leves e ter muita disposição para caminhar e se divertir. 

© Copyright 2011
Todos os direitos reservados

 

Fale Conosco

E-mail
meuguiadesaude@gmail.com

Telefones
(65)  98409-0021



Redes Sociais