Agende e consulte com especialistas mais próximos de você

Da Redação

Estresse Infantil, como diagnosticar e combater

Estresse Infantil,Como diagnosticar e combater
Prazos, horários, metas, contas a pagar, reuniões... Esses são alguns dos elementos que compõe a rotina diária da maioria das pessoas adultas. O estresse virou companheiro habitual de quem vive uma vida agitada e cheia de compromissos. E se engana quem pensa que só os adultos se sentem cobrados e pressionados. Os adolescentes e até as crianças são expostos a pressões diariamente, já que para que sobrevivam ao mundo competitivo em que vivemos, os pais submetem seus filhos cada vez mais cedo a uma dura rotina de escola, curso de línguas, esporte, aulas de música, entre outros. As brincadeiras são deixadas de lado e as crianças assumem responsabilidades cada vez mais cedo. Além disso, brigas na família, divórcio dos pais, perda de um ente querido, nascimento de irmãos e mudanças na rotina também são alguns fatores que contribuem para esse caso.
O estresse infantil é um assunto sério, muitas vezes dificilmente diagnosticado pelos pais, o que leva a um agravamento do quadro até que haja a procura da ajuda de um profissional capacitado.
Para tentar reverter esse estado, o papel dos pais é fundamental para promover o equilíbrio emocional, através da presença e atenção dispensada à criança, além de paciência para lidar com a situação. É importante também que os pais entendam que cada coisa vem a seu tempo, e não ocupem demais o dia do filho, deixando sempre um espaço para convivência e brincadeiras, evitando sobrecarregá-los com muitas responsabilidades que, muitas vezes, não são pertinentes à sua idade e capacidade. Caso os sintomas não desapareçam é necessário a ajuda de um profissional capacitado. 

© Copyright 2011
Todos os direitos reservados

 

Fale Conosco

E-mail
meuguiadesaude@gmail.com

Telefones
(65)  98409-0021



Redes Sociais