Agende e consulte com especialistas mais próximos de você

Destaques da revista

29/05/2015 08:52

Dra Bruna Garcia Rejuvenescimento facial

Quais fatores contribuem para o envelhecimento cutâneo e como amenizar os sinais do tempo
Para falarmos sobre rejuvenescimento, precisamos entender como acontece o envelhecimento cutâneo. O envelhecimento facial ocorre pela interação de fatores ambientais, anatômicos, herança genética  e hábitos sociais.
Dentre os principais, podemos citar o dano solar e o tabagismo. Em relação aos fatores genéticos, podemos citar a perda da elasticidade tecidual, além da redistribuição do tecido celular subcutâneo, e mudanças na musculatura intrínseca da mímica facial.
O envelhecimento da face pode ser detectado por 4 sinais Clínicos:
• Fotoenvelhecimento: É determinado por fatores ambientais e caracterizado por mudanças superficiais da pele: Aspereza, Discromias(Alterações  na tonalidade), Rugas Finas e Telangectasias (Vasos Superficiais). Pode ser classificado como leve, moderado e severo, segundo o nível de profundidade das alterações;
Os principais tratamentos envolvidos nesse tópico são peelings químicos superficiais, médios e profundos (dependendo do caso), Laser Co2, Luz Intensa Pulsada e Microdermoabrasão.
• Alteração no Volume Facial: Segundo conceitos atuais, devemos analisar a face , pescoço e colo em dimensões tridimensionais, ou seja, não tratarmos somente o sulco, ou a ruga mais visível, e sim o aspecto da pele como um todo, atuando principalmente procedimentos como Lasers, Luz Intensa Pulsada, Preenchimentos Homólogos ou Heterólogos e Toxina.
• Flacidez: Pode ser identificada pelo excesso de pele, ou aumento de tecido subcutâneo com perda de volume; Esta pode ser amenizada, com técnicas de radiofrequência, cirurgias estéticas faciais, Laser CO2, Preenchimentos e Peelings.
•  Rugas Dinâmicas: São marcas na pele, provocadas pelo movimento repetitivo da musculatura da mímica facial, e que se formam perpendicularmente às fibras dos músculos subjacentes. Com o envelhecimento, os locais mais acometidos são fronte, glabela, região peri ocular e peri oral, e o principal tratamento é  a toxina botulínica, a qual, diminue a força do músculo  em destaque.
Quando o foco é rejuvenescimento, não podemos esquecer do principal componente pra pele, que além de proteger, pode hidratar, rejuvenescer, manter a pele firme, induzir a formação de um novo colágeno e bloquear a formação de radicais livres. Estamos falando do protetor solar, que é mundialmente conhecido como o principal componente no cuidado e proteção da pele.
O fator ideal de proteção é sempre 30 ou mais, e hoje podemos encontrá-lo em diversos veículos, que podem atingir as necessidades de todos os tipos de pele.
Atualmente, utilizo em minha clínica uma plataforma que possui várias ponteiras, otimizando meus tratamentos e trazendo uma melhora rápida na recuperação da pele tratada. Os tratamentos associados são melhor aceitos e a resposta é sempre benéfica a pele.
O rejuvenescimento é obtido através de cuidados diários, procedimentos médicos, e acompanhamento de cada caso, sempre mantendo as linhas e curvas originais do paciente e melhorando a qualidade da pele. 

© Copyright 2011
Todos os direitos reservados

 

Fale Conosco

E-mail
meuguiadesaude@gmail.com

Telefones
(65)  98409-0021



Redes Sociais