Agende e consulte com especialistas mais próximos de você

Destaques da revista

29/05/2015 09:25

Dr. Bruno Spadoni

INOPLASTIA 

Conheça a cirurgia estética que 
restabelece o equilíbrio e simetria da face
Rinoplastia é a cirurgia plástica do nariz. Devemos sempre lembrar que o nariz é a estrutura central e mais proeminente da face, sendo um marco da fisionomia humana. Quando desproporcional aos traços do rosto, é extremamente perceptível e dificilmente ocultável. Portanto, é compreensível a grande demanda por cirurgias estéticas nele, com intuito de aproximá-lo ao máximo do padrão de beleza determinado pela sociedade, que pode variar ao longo do tempo e nas diferentes culturas e raças. 
Na busca de um nariz esteticamente melhor por meio de cirurgia, as funções fisiológicas devem ser sempre mantidas ou melhoradas, a sua forma e simetria devem ser proporcionais ao contorno geral da face, e não devemos considerá-lo como unidade estética isolada e independente.
O objetivo de uma cirurgia de nariz é o restabelecimento do equilíbrio facial e harmonia nos resultados. A cirurgia deve buscar sempre a naturalidade de modo que o paciente não porte os estigmas de uma cirurgia plástica ou de um “nariz operado”. Cada nariz é diferente, com suas particularidades e individualidades, o que tornará a cirurgia diferente e única para cada indivíduo. 
As características do nariz podem ser as mais distintas, um dorso elevado (giba), desviado, uma ponta de nariz caída ou muito elevada, a ponta do nariz também pode ser grossa ou mal definida. Seja qual for a variação anatômica do nariz apresentada pelo paciente, o planejamento pré - operatório com o estudo detalhado da face e de suas funções respiratórias são as principais armas para que a cirurgia seja realizada de modo bem planejado com resultados mais previsíveis.
É importante salientar que os resultados de uma rinoplastia devem ser bem discutidos durante a consulta médica e que resultados irreais, como o “nariz de uma artista”, não serão incentivados já que o resultado deve ser harmonioso com a face da pessoa e não com a de outra pessoa.
A rinoplastia é a cirurgia plástica indicada para quem está insatisfeito com o formato natural do nariz. Muitas vezes é associada a outros procedimentos nasais, como a correção do septo nasal e a turbinectomia, que é a retirada de parte dos cornetos nasais, a popular carne esponjosa, que costuma aumentar na presença de alergias, como a rinite. A rinoplastia pode ser feita a partir dos 15 anos de idade, quando o desenvolvimento facial do paciente já está concluído.
Existem duas técnicas usadas para a rinoplastia: a aberta (exorrinoplastia) ou fechada (endonasal). Na técnica aberta é feita uma pequena incisão na base do nariz, entre as narinas, e na parte interna de cada narina. Na técnica fechada, há incisões apenas dentro das narinas.
Apesar da maioria dos pedidos referirem-se à diminuição e remodelamento, há casos em que pode ser feito o aumento nasal, através do enxerto de cartilagem. Para a diminuição do tamanho do nariz, são retiradas partes da cartilagem e/ou é realizada a raspagem e o lixamento do osso. 
A fratura do osso nasal é realizada apenas em casos específicos, avaliada anteriormente durante o exame físico, no intuito de diminuir o “ossinho” do nariz e ainda a base alargada. Nesses casos, respectivamente, a fratura é feita para compensar a raspagem óssea, que diminui a massa óssea do local, estimulando a formação óssea do local e para afinar o nariz de pessoas que tem a base muito larga. Quem sofreu alguma fratura prévia, que deixou o nariz torto, também pode precisar da fratura nasal para ajustá-lo. 
As pessoas que decidem realizar uma rinoplastia devem passar por alguns exames que são  necessários antes de qualquer procedimento cirúrgico (exames de sangue, avaliação cardiológica, dosagem de sódio, potássio, ureia e creatinina e coagulograma). Também pode ser necessário algum exame de imagem, como a tomografia computadorizada, para avaliar com mais detalhes a estrutura nasal. 
Os resultados pós-operatórios já poderão ser visíveis em 30 dias. Entre seis meses e um ano o resultado será completo. Em casos de resultados finais não satisfatórios, é possível fazer a correção com uma nova cirurgia, a rinoplastia secundária.
A cirurgia de rinoplastia, assim como qualquer cirurgia plástica, deve sempre ser realizada por um cirurgião plástico credenciado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Para maiores informações sobre a rinoplastia ou outras cirurgias plásticas acessem o site:www.brunospadoni.com.br
Curriculum 

Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
CRM-MT 4325
Graduado em Medicina pela Universidade de Cuiabá-UNIC
e pós-graduado na Universidade Gama Filho - UGF

Local de atendimento 

atendimento: (65) 4052-9101
www.brunospadoni.com.br / contato@brunospadoni.com.br
Clínica da Mulher - Rua G, 10, Bairro Miguel Sutil - Cuiabá/MT


© Copyright 2011
Todos os direitos reservados

 

Fale Conosco

E-mail
meuguiadesaude@gmail.com

Telefones
(65)  98409-0021



Redes Sociais