Agende e consulte com especialistas mais próximos de você

Destaques da revista

29/05/2015 09:55

O que é o teste da linguinha, e sua importancia

A detecção de problemas na primeira infância é fundamental para um diagnóstico precoce, o que garante uma melhor qualidade de vida à criança. Paralelamente a outros testes, o teste da linguinha tem se mostrado primordial no primeiro mês de vida do bebê. 
 
O que é o teste da linguinha
O protocolo de avaliação de frênulo lingual em bebês, ou teste da linguinha, é um exame feito em crianças de até 6 meses para diagnosticar a presença da língua presa e o grau de limitação dos movimentos causado por ela, que podem comprometer as funções de sugar, engolir, mastigar e falar.
O teste da linguinha é eficaz, rápido e não dói. Esse procedimento é importante para corrigir logo cedo problemas que limitam a sucção da criança durante a amamentação e também evita que o bebê cresça com dificuldades na fala,na mastigação e na deglutição.
 
Como é realizado
O teste é simples e indolor. O profissional examina com os dedos o movimento da língua e a posição do frênulo. Observa-se também a amamentação da criança, pois bebês com alteração no frênulo têm um número menor de sucção, pausas mais longas e um tempo maior de amamentação.
 
Quando realizar o teste da linguinha
A recomendação é de que o teste seja realizado no primeiro mês de vida do bebê. Ele pode ser realizado em qualquer idade, mas quanto mais cedo for realizado e diagnosticado o problema é melhor, para que a amamentação não seja substituída pela mamadeira.
 
Quais os problemas 
do bebê ter a língua presa
Quando o bebê tem a língua presa, apresenta alterações na sucção, mama com dificuldade e não ganha peso adequadamente. Desta forma, irá trocar o seio pela mamadeira, o que não é recomendado nos primeiros meses de vida. Na infância, a língua presa faz com que a criança tenha problemas na fala, o que gera desconforto na escola. 
 
O que fazer se o bebê 
apresentar língua presa
O problema sendo identificado, a criança deverá passar por uma pequena cirurgia para corrigi-lo. A intervenção chama-se frenectomia, ou simplesmente pique, que consiste em um pequeno corte no frênulo da língua. O procedimento completo dura cerca de dez minutos. É muito simples feito em consultório, com anestesia local e a criança não precisa ficar internada. 
 
Obrigatoriedade do teste
A partir de 2015 todos os hospitais e maternidades das redes pública e particular passam a ser obrigados a fazer o chamado teste da linguinha em recém-nascidos. A determinação foi criada pela Lei 13.002/2014. O objetivo do exame é detectar se existe alguma alteração no frênulo, membrana que liga a língua à parte inferior da boca – também conhecido como freio. A alteração pode gerar a popular língua presa. O teste da linguinha é um procedimento simples e que contribui para uma melhor qualidade de vida tanto do bebê, quanto da mãe. 
 
 
 
A Língua presa pode ocasionar dificuldades de  sucção, fala, mastigação e deglutição incorreta

© Copyright 2011
Todos os direitos reservados

 

Fale Conosco

E-mail
meuguiadesaude@gmail.com

Telefones
(65)  98409-0021



Redes Sociais