Agende e consulte com especialistas mais próximos de você

Destaques da revista

17/08/2015 11:32

Nutrologia Esportiva

A Nutrologia Esportiva é a área que aplica a base de conhecimentos em nutrologia, fisiologia e bioquímica no esporte e atividades físicas. Entre os principais objetivos da nutrologia esportiva estão promover a saúde, melhorar o desempenho e otimizar a recuperação após os exercícios.

A nutrologia esportiva é uma área acadêmica intimamente relacionada a especialidade médica de Nutrologia, ao curso de Educação Física e de Nutição tendo a alimentação como um dos aliados mais importantes na conquista dos resultados.

A alimentação balanceada para cada tipo de esporte, e consequentemente cada tipo de atleta, é responsável por manter a produção de energia estável. Desta forma, todas as reações orgânicas do corpo se equilibram. O corpo humano é composto basicamente de água, proteínas, gordura e minerais, e estes componentes são fornecidos ao organismo através de uma seleção de alimentos que possuem as características necessárias para repor os nutrientes gastos nas atividades esportivas.

Desta forma a nutrologia esportiva auxilia o programa de treinamento de cada modalidade, tendo finalidades específicas, como por exemplo, aumento de força ou hipertrofia muscular.

Atualmente a nutrologia esportiva é considerada por pesquisadores como o segundo fator que mais influencia o desempenho de atletas. O primeiro fator é o treinamento.

Por desenvolverem mais massa muscular, os atletas têm um metabolismo basal de cerca de 5% maior do que os sedentários. Sendo assim, o atleta passa desenvolver resistência ao treinamento, gastando menos energia que um sedentário para realizar a mesma atividade

A grande diferença do atleta para o sedentário na verdade é em relação às quantidades ingeridas. Os atletas podem apresentar uma necessidade calórica até cinco vezes a de uma pessoa sedentária. Porém, apesar do grande consumo de energia devido aos treinamentos, o atleta deve procurar manter uma dieta que equilibre o balanço calórico, de nutrientes, hídrico, mineral e vitaminas

Os atletas de corridas de resistência, por exemplo, precisam de proteína extra porque a atividade longa provoca alterações estruturais nas membranas celulares. Já os de força precisam de proteína por ser ela a principal substância formadora de músculo e auxiliar da hipertrofia muscular.

Essencial no nosso dia a dia, a água é a fundamental em qualquer atividade física. A perda de água é um fator limitante ao desempenho. A sede só é sentida quando se perdeu 2% do peso corporal em água. Nessa situação o rendimento já está comprometido e um atleta de 70 kg precisaria ingerir 1,4 litros de água para voltar ao estado de hidratação normal. Se a atividade foi feita com uma hidratação satisfatória, não deve haver diferença entre o peso antes e depois do exercício. O atleta deve acostumar-se a beber líquidos antes, durante e depois da atividade, mesmo sem sentir sede.

Assim como a água, a falta de vitaminas e minerais pode prejudicar o rendimento de um atleta. A variedade na alimentação, inserindo diferentes tipos de alimentos na dieta, é a forma mais eficaz de repor os minerais e vitaminas gastos durante o treinamento. Pratos coloridos e ricos e vegetais são fontes ricas desses nutrientes.

Como o equilíbrio das vitaminas, minerais e água. O corpo também tem que estar em equilíbrio metabólico e hormonal para um boa resposta funcional do corpo. Sendo necessário avaliação Médica para essa análise e tratamento

Dra. Gabriela Coutinho 
Nutróloga 
Especialista em Nutrologia  do Esporte, Emagrecimento e Longevidade Saudável

Atende na Clínica da Mulher 
Tel: 065-30211617 
E-mail: dra.gabrielanutrologa@hotmail.com


© Copyright 2011
Todos os direitos reservados

 

Fale Conosco

E-mail
meuguiadesaude@gmail.com

Telefones
(65)  98409-0021



Redes Sociais