Agende e consulte com especialistas mais próximos de você

Destaques da revista

17/08/2015 11:33

Azia: uma perspectiva global

Conhecida popularmente pela sensação de queimação no peito, a azia é relacionada à alimentação e considerada um dos sintomas cardinais da doença do refluxo gastresofágico (DRGE). Para fins práticos, a sensação é apontada como um sintoma sugestivo para o diagnóstico deste problema gástrico. Diante da sua relevância, a azia foi o tema abordado pela Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) no Dia Mundial da Saúde Digestiva, comemorado em 29 de maio.

A prevalência da DRGE vem aumentando em todo o mundo, variando de 2,5% a 6,6% na Ásia até 13,8 a 25,8% na América do Norte. No Brasil, um estudo de prevalência em conjunto com a DataFolha indicou que 12% dos indivíduos entrevistados tinham azia pelo menos duas vezes por semana, sugerindo o diagnóstico de DRGE. Levando-se em consideração outros transtornos, ditos atípicos, como tosse, pigarro e dor de garganta. A prevalência da doença em nosso meio pode chegar a cerca de 20% da população.

A razão para o aumento da prevalência da DRGE não está totalmente esclarecida, mas parece estar correlacionada com o aumento da obesidade e hábitos alimentares. Essa doença está associada a um impacto significativo na qualidade de vida e na redução da produtividade pessoal e profissional, além de estar relacionada a um maior risco de esôfago de Barrett, uma condição pré-maligna que pode progredir para adenocarcinoma de esôfago. Felizmente, a DRGE pode, geralmente, ser tratada de forma segura e eficaz com medicamentos, tendo ainda a opção de uma cirurgia anti-refluxo, em alguns casos.

A Organização Mundial de Gastroenterologia (WGO) pretende chamar a atenção sobre a importância da azia, tanto para o público leigo, bem como para os profissionais da saúde, por meio de uma campanha mundial denominada Dia Mundial da Saúde Digestiva. Esse objetivo será alcançado através do desenvolvimento de materiais educativos e de treinamento ao redor do mundo, em colaboração com todas as associações de Gastroenterologia filiadas à sua organização.

A Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) une-se a essa importante ação, alertando as pessoas a prestarem mais atenção quando da presença desse sintoma, e, se necessário, procurar o seu médico para maiores esclarecimentos.

Fundada há 66 anos, a FBG é uma sociedade de especialidade sem fins lucrativos, filiada à Associação Médica Brasileira (AMB), Organização Mundial de Gastroenterologia (WGO), à Associação Interamericana de Gastroenterologia (AIGE) e a American Gastroenterological Association (AGA).

Possui 23 Sociedades Federadas Regionais em todo país, desenvolve e representa a especialidade em todo território nacional e internacional. Atua prioritariamente na formação e atualização médica dos gastroenterologistas brasileiros.


© Copyright 2011
Todos os direitos reservados

 

Fale Conosco

E-mail
meuguiadesaude@gmail.com

Telefones
(65)  98409-0021



Redes Sociais