Agende e consulte com especialistas mais próximos de você

Destaques da revista

17/08/2015 11:35

5 PERGUNTAS SOBRE TOXINA BOTULÍNICA

A toxina botulínica é extraída de uma bactéria chamada Clostridium botulinum. É utilizada há mais de 20 anos no tratamento de distonias musculares na oftalmologia e neurologia, e amplamente utilizada pela dermatologia no tratamento das “rugas” da face e pescoço. Existem vários nomes comerciais, entre os mais conhecidos são o Botox, Disport, Xeomin.

Como ela funciona?

A toxina atua paralisando temporariamente a musculatura da mímica facial. Pequenos músculos tracionam a pele criando as expressões faciais. Isso acontece incontáveis vezes ao longo da vida, e com o tempo a pele vai criando pequenas dobras formando vincos (rugas). São mais perceptíveis na testa e na região ao redor dos olhos (pés de galinha). O médico aplica diretamente no músculo, reduzindo a sua força e evitando que as rugas se tornem profundas e permanentes. O objetivo não é paralisar por completo, mas sim suavizar a expressão facial com um resultado natural. Veja que o botox não aumenta nada, quem dá volume é o preenchedor, outro tipo de procedimento realizado por dermatologistas.

Que idade devo começar?

Não há uma resposta. O ideal é começar logo que as primeiras rugas começam a aparecer. Características individuais do rosto devem ser avaliados pelo dermatologista a fim de proporcionar melhores resultados. Pacientes jovens, com a face magra, maçãs do rosto pouco proeminente e nariz afilado geralmente apresentam uma contração muito intensa da musculatura facial, que quando sorriem apresentam exposição excessiva da gengiva, fechamento dos olhos, vincos profundos na testa e nas maxilas, o que chamamos de sorriso máximo. Para esses pacientes, a aplicação de toxina deve ser precoce. Faça um teste: na frente do espelho faça mímica e segure por alguns segundos, se após o relaxamento permanecer com rugas, está na hora de considerar a aplicação da toxina.

Quanto tempo dura a aplicação?

O efeito de uma aplicação isolada dura em média de 5 a 6 meses. Os resultados vão melhorando a cada aplicação. Nas novas aplicações, as rugas mudam e diferentes pontos de aplicação são utilizados e a quantidade a ser aplicada geralmente é menor.

Dói?

A dor decorre da perfuração da pele pela agulha. Para reduzir o desconforto, é utilizado uma agulha extremamente fina, cremes anestésicos, além do resfriamento da pele para um maior conforto na aplicação.

Existe outra aplicabilidade para o botox na dermatologia?

A toxina botulínica traz excelentes resultados para pacientes com hiperidrose (suor excessivo), especialmente nas axilas e mãos. O resultado é mais prolongado e as doses utilizadas são maiores que as aplicadas no rejuvenescimento facial.

A toxina botulínica proporciona excelentes resultados no rejuvenescimento, mas sozinha, não faz milagres. Consulte seu dermatologista sobre outros procedimentos como preenchimentos e lasers, que podem ser combinados a aplicação do botox para resultados mais exuberantes.


© Copyright 2011
Todos os direitos reservados

 

Fale Conosco

E-mail
meuguiadesaude@gmail.com

Telefones
(65)  98409-0021



Redes Sociais