Agende e consulte com especialistas mais próximos de você

Destaques da revista

17/08/2015 11:36

DORES NAS PERNAS. O QUE PODE SER?

Por Dr. Daniel Coutinho - Cirurgião Vascular

Muitos familiares , amigos e clientes perguntam: tenho dor nas pernas, pode ser problema circulatório? 

A resposta é depende da característica dessa dor, que hora se inicia, vem associada ao inchaço das pernas? Este ocorre desde o acordar ou mais ao final do dia? 

As pernas não possuem apenas vasos sanguíneos, mas também, nervos, músculos e ossos

Dentre as principais causas de dores nas pernas temos...

 Origem óssea: a dor de trauma ósseo antigo em que houve recuperação óssea porém permanecem mais sensíveis a estímulos dolorosos ou impactos. Causas mais raras são os tumores ósseos, que podem aparecer nas diferentes fases da vida, devendo ser investigada por ortopedistas.

 Origem muscular: uma das causas mais comuns de dor, senão a principal. Ocasionada por exercícios intensos, em que pode na fadiga do músculo ocorrer ruptura parcial de suas fibras, promovendo dor e muitas vezes inchaço. Ou ainda ocasionada por traumas como uma batida, queda de altura. 

Origem neurológica (nos nervos): essa também, em pacientes de meia idade, passa a ser comum principalmente ocasionada por dor lombar associada a dor nas pernas, com compressão do chamado nervo ciático devido a hérnias de disco da coluna e/ou osteoartrose, ou ainda desvios intensos de coluna. 

Origem Vascular: esta por sua vez pode ocorrer por duas causas, problemas nas artérias ou problemas nas veias. 

A dor nas pernas de origem vascular arterial, ocorre comumente em pacientes mais idosos, que fumam, são sedentários, tem pressão alta e/ou são diabéticos, ocasionando assim a deposição de placas no interior dos mesmos (o que chamamos de aterosclerose) provocando uma diminuição da chegada do sangue na periferia. Esta dor é caracterizada por piora com o movimento , por exemplo uma caminhada em que o paciente refere dor intensa após uma ou duas quadras. Deve ser investigada a fundo para ver em que nível está ocorrendo este problema.

Dores nas pernas de origem vascular venosa ocorrem principalmente em pacientes portadores de varizes, que além do incômodo estético pela presença de vasos que parecem aranhas vasculares, promovem dor do tipo em peso, cansaço nas pernas, inchaço ao final do dia , após permanecerem muito tempo em pé ou sentados. Referindo melhora ao colocar as pernas para cima e ao acordar não terem essa dor . 

Concluindo, dores nas pernas podem ser de diferentes causas, procure seu médico de confiança, habilitado para colher uma história clínica completa, exame físico e realização de exames específicos para um diagnóstico e tratamento adequado do seu problema. Não se auto medique, pois você pode estar atrasando o diagnóstico de um problema mais sério por trás dessas dores. 

 
 

© Copyright 2011
Todos os direitos reservados

 

Fale Conosco

E-mail
meuguiadesaude@gmail.com

Telefones
(65)  98409-0021



Redes Sociais